Teste de Coronavírus é indicado apenas para pessoas sintomáticas
Os indicadores do painel Covid-19 apontam para a retomada da doença na cidade. Nos dias anteriores, foram 114, 110 e 96 os novos casos registrados em 24 horas. O índice é muito próximo do dia 24 de julho, no pico da doença, quando foram 122 positivados no intervalo de um dia. De agora em diante, o contato com o vírus ou com pessoas infectadas será cada vez mais comum. O importante é saber como proceder e procurar ajuda médica a partir de sintomas como dor de garganta, tosse, febre, dor no corpo, coriza, irritação nos olhos e diarreia.
Porém, uma das dificuldades na Unidade de Apoio ao Pronto-Socorro (UAPS) do Hospital São José, que tem levado à fila e congestionamento, é a procura por exames e auxílio médico muito precocemente, num momento em que o vírus não é detectado. “É necessário falar em atendimento precoce e acompanhamento do caso, porém, o teste será indicado apenas para pessoas que apresentem, pelo menos, dois dias de sintomas”, explica o médico Felipe Benthien em vídeo publicado nas redes sociais. Além da procura de pessoas sem nenhum dos sintomas que justifiquem a coleta de testes há os que epenas tiveram contato com positivados. Não ocorre a indicação de realização do teste para nenhum dos dois casos.
A Secretaria Municipal de Saúde adotou, nesta semana, novas medidas como forma de prevenção à escalada do vírus. Acrescentou duas unidades de saúde para atendimento de casos de Covid e busca o convênio de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em relação a esta situação, a secretaria vem se preparando para o pior cenário, evitando possíveis surpresas. Trabalha-se para o convênio de mais cinco leitos de UTI para adultos no Hospital Jaraguá, totalizando 29. Dos 24 leitos de UTI adulto disponíveis, 20 estão alocados no Hospital São José, sendo 10 habilitados pelo Ministério da Saúde e regulados pela Central de Regulação Estadual, que podem receber pacientes de todo o Estado. Dez leitos são contratados pelo município de Jaraguá do Sul para atendimento da microrregião, assim como também os quatro leitos alocados no Hospital e Maternidade Jaraguá.
As possibilidades de atendimento são o Pama 1, a Unidade de Apoio ao Pronto-Socorro do Hospital São José e, a partir de ontem, também no Pama 2, da Barra e no Posto de Saúde da Vila Lalau. (confira abaixo). O médico pediatra e Integrante do Comitê Extraordinário Covid-19, Rodrigo Ferreira de Souza lembra do Manual de Conduta contra o Coronavírus. O documento tem 12 páginas e versa de forma didática e direta quais são as atitudes a serem tomadas por donas de casa, profissionais da indústria e comércio, estudantes, crianças e idosos para se proteger do coronavírus.
De acordo com o médico pediatra, o retorno às diversas atividades e a maior circulação das pessoas aumentam a exposição e contaminação ao Coronavírus, além das complicações da doença, principalmente nas pessoas com comorbidades e idosos. “A recomendação é manter a higiene frequente das mãos, o uso correto de máscaras e o distanciamento social sempre que possível, principalmente em relação às pessoas mais vulneráveis. São medidas fundamentais para que possamos conviver da melhor forma com a Covid-19”, explica.
O Pama do bairro Czerniewicz, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Wolfgang Weege Barra do Rio Cerro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Lalau, a Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089) são os canais públicos de atendimento exclusivo para síndromes gripais e Covid-19. O Pama do Czerniewicz funciona sete dias por semana, sendo de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas. Aos sábado, domingos e feriados, das 7 às 19 horas. O Pama da Barra e a UBS da Vila Lalau atendem de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. A Central de Orientação (0800) atende de domingo a segunda, das 7h30 às 18 horas. Outra possibilidade é procurar pela Unidade de Apoio ao Pronto-Socorro (UAPS) do Hospital São José. A unidade mantém plantão sete dias por semana, das 7 às 19 horas, para casos desta natureza. Cabe ao Pronto-Socorro da unidade hospitalar a triagem que encaminha os casos mais leves de suspeita de covid ao UAPS. A testagem Covid ocorre por meio do swab nasal, que utiliza uma haste flexível, mediante indicação ou prescrição médica. Os exames demoram cerca de uma hora para ficarem prontos.
Serviço
Pama 1 (Czerniewicz)
Atendimento exclusivo de suspeita de covid e síndrome gripal
De segunda a sexta-feira, das 6:30 às 22h
Sábados, domingos e feriados das 7h às 19h
Rua Jorge Czerniewicz, 800 – Bairro: Czerniewicz;
Telefones: 2106-8350, 2106-8353 e 2106-8352.
UBS Wolfgang Weege (Barra)
Atendimento exclusivo de suspeita de covid e síndrome gripal
Atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas
Posto de Saúde da Vila Lalau
Atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas
Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089)
Atente de domingo a segunda, das 7h30 às 18 horas;
Unidade de Apoio ao Pronto Socorro (UAPS) do Hospital São José
Atende sete dias por semana, das 7 às 19 horas.
Deixe seu comentário nesse post