Obras de alargamento fazem com que animais procurem alimentos mais perto da areia
Um tubarão chamou atenção na Praia Central de Balneário Camboriú na última quarta-feira (13). Ele se aproximou de um grupo de surfistas, chegou a encostar em um deles, mas não atacou. O grupo levou um tremendo susto.
O tubarão era pequeno, tinha menos de um metro de comprimento e parecia ser um filhote. Ele fugiu logo depois do esbarrão. O pesquisador Jules Soto, da Univali, conversou com três dos surfistas que avistaram o animal e está convencido de que ocorreu apenas uma “sondagem” por parte do tubarão. Segundo ele, é comum que tubarões pequenos avaliem o que não conhecem encostando o focinho.
As obras de alargamento, que revolvem a areia ao largo da Praia Central, têm feito aumentar a quantidade de tubarões que se aproximam de Balneário Camboriú. Segundo ele, a dragagem revolve a areia e aumenta a oferta de alimentos mais perto da orla, o que faz com que os animais se arrisquem a nadar em locais que não costumam frequentar.
Há poucos dias, o pesquisador foi procurado por pescadores que relataram um aumento significativo na quantidade de tubarões capturados na orla de Balneário Camboriú. Eles estavam preocupados com alguma implicação ambiental, já que algumas espécies são protegidas por lei e têm a pesca proibida. A tendência é de que com o fim das obras, os tubarões deixem de se aproximar da areia.
Deixe seu comentário nesse post