Município segue o Plano Nacional de Imunização
A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul reforça que o município segue o Plano Nacional de Imunização que orienta sobre como deve ocorrer a vacinação covid em gestantes e puérperas sem comorbidades.
Segundo o PNI, para mulheres que se enquadram nestas situações (gestantes e puérperas) e que foram vacinadas com a primeira dose da vacina CoronaVac ou Pfizer, recomenda-se a conclusão do esquema vacinal com a segunda dose conforme o intervalo recomendado.
Para as gestantes e puérperas que foram vacinadas com a primeira dose da vacina AstraZeneca, orienta-se aguardar o final do período de puerpério para completar a imunização. “Até o momento não temos orientação do PNI sobre intercambialidade (mistura) de doses. A gestante ou puérpera que tomou a primeira dose da AstraZeneca deve aguardar para receber a D2 com este mesmo imunizante”, reforça a supervisora de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Cristina Kneipp
A Secretaria ressalta, ainda, as orientações do Estado de Santa Catarina para gestantes e puérperas sem comorbidades e lactantes:
- A vacinação das gestantes, puérperas e lactantes sem comorbidades poderá ser realizada por todos os municípios, após avaliação dos riscos e benefícios em decisão compartilhada entre a mulher e seu médico prescritor.
- Para fins de comprovação das gestantes, puérperas e lactantes como grupos prioritários para vacinação, será necessária apresentação de prescrição ou declaração médica atestando sua condição, além de documento de identidade com foto e/ou cartão SUS.
- A vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades e lactantes deverá seguir as mesmas orientações técnicas da vacinação de gestantes e puérperas emitidas pelo Programa Nacional de Imunizações, inclusive quanto ao tipo de imunizante a ser utilizado.
Deixe seu comentário nesse post