Agora, com população vacinada, sintomas são mais leves, como dor de garganta e coriza
A Secretaria de Saúde está acompanhando a mudança no relato dos sintomas de quem positivou para covid e está sendo monitorado pela equipe da Central de Orientação sobre o Coronavírus, 0800-643-8089. O secretário de Saúde Alceu Moretti avalia que, com a maior parte da população idosa e adulta vacinada contra covid, os sintomas apresentados são mais leves e passam mais rápido, como dor de garganta, coriza, leve dor no corpo e dor de cabeça.
“Antes os relatos eram de dor no peito, falta de ar, febre alta e perda do olfato e paladar, por exemplo. Era difícil para os profissionais da central ouvir do paciente ao telefone: ‘por favor, me ajuda, sinto muita dor, tenho falta de ar’”, lembra a coordenadora interina da Central, Roseni Andrade.
Desde que as vacinas começaram a ser aplicadas, o perfil dos pacientes mudou, assim como seus sintomas, que ficaram mais leves. O número de pacientes monitorados também baixou muito. Já havia chegado a sete mil jaraguaenses sendo monitorados ao mesmo tempo.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
Agora esse número está em 401 pacientes. O monitoramento consiste em acompanhar os sintomas do paciente, no mínimo a cada dois dias, por meio de ligações telefônicas, e dar a orientação necessária.
“Uma das provas de que essa mudança tem relação direta com a vacinação contra covid é que o número de pacientes idosos que ligavam para a Central era muito grande antes da vacinação. À medida que essa faixa etária recebeu a imunização – foi a primeira – , o número de idosos atendidos na Central caiu drasticamente”, relata Roseni.
Atualmente a Central conta com 31 profissionais de saúde. Mas esse número já chegou a 70 profissionais, em períodos de muitos casos de covid em Jaraguá. O atendimento acontece por meio do telefone 0800-643-8089, de segunda a sábado, das 7h30 às 16h30. Há ainda o atendimento por Whats App, pelo telefone 2106-8448, no mesmo expediente citado. A orientação inclui teleconsulta médica.
Deixe seu comentário nesse post