Cena está se tornando comum; Major da PM fala sobre as atuais regras
Uma cena está se tornando comum nas ruas de Jaraguá do Sul e região: o uso de patinetes elétricos. Tanto nas calçadas, ciclofaixas, ciclovias ou até mesmo entre os veículos, os patinetes estão ganhando adeptos.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
Nesta semana, esta cena foi flagrada por um ouvinte no Centro de Jaraguá do Sul com o questionamento se é permitido a utilização do patinete entre os veículos.
O subcomandante do 14º BPM, major Antônio Benda Rocha, fala sobre as regras atuais para esses equipamentos.
“Ela pode circular de forma compartilhada no passeio em até 6 km/h. Na faixa de rolamento ela pode circular no mesmo sentido dos veículos e quando for na ciclovia ou ciclofaixa vai ser até 20 km/h. Se eles não cumprirem alguns requisitos, sobretudo da velocidade, elas se equiparam a ciclomotores e aqui temos um problema: estamos dizendo que ela precisa ser registrada, tem que ser licenciada e o condutor precisa ser habilitado”, disse.
O subcomandante do 14º BPM, major Antônio Benda Rocha, comenta que o Conselho Nacional de Trânsito trouxe uma resolução sobre a utilização das bicicletas e patinetes elétricos e obrigou os municípios a regulamentarem essa forma de circulação.
“Essa norma federal colocou que os municípios ficam obrigados a regulamentar essa nova forma de circulação: se andam na calçada, entre os veículos. Será uma tarefa interessante das cidades resolverem esse novo estilo de mobilidade urbana. De qualquer forma, bom lembrar que o veículo maior dá preferência ao menor. Os motorizados aos não motorizados e todos aos pedestres”, finaliza.
Os primeiros estudos para regramentos destes equipamentos surgiram em 2009 e desde então o Contran estuda uma maneira de regulamentar.
Deixe seu comentário nesse post