Jonhathan Reinke (Podemos) afirma que um dos objetivos é que os pais possam deixar seus filhos irem para escola de bicicleta com segurança
Eleito defendendo bandeiras que têm a qualidade de vida como eixo comum, o vereador Jonathan Reinke, do Podemos, deve apresentar nos próximos dias ao Executivo um projeto piloto de micromobilidade envolvendo a chamada Grande Barra, que inclui os bairros Barra do Rio Cerro, Jaraguá Esquerdo, Jaraguá 99, Jaraguá 84 e Parque Malwee.
A ideia do parlamentar é aproveitar a estrutura já existente criando um circuito integrado e seguro, para, por exemplo, o uso de bicicleta. “Queremos que os pais possam deixar seus filhos irem para escola de bicicleta ou caminhando, mas com tranquilidade, com segurança”, explica Reinke.
Tirar carros das ruas, desafogando o trânsito e diminuindo a emissão de poluentes por motores a combustão, além de facilitar a prática esportiva e fomentar o turismo e o comércio também estão entre os atrativos do projeto do vereador, que afirma que a ideia é não criar grandes custos.
Segundo Reinke, reforço na iluminação, ampliação das ciclovias, com interligação, calçadas compartilhadas e acostamentos em alguns pontos são as melhorias necessárias.
“Os estudos apontam que 60% das viagens realizadas pelas pessoas do mundo todo têm uma distância de até 8 km. Nessa lógica, se a distância da viagem é tão curta, as pessoas podem decidir ir de bicicleta ou outro transporte alternativo, desde que tenhamos estrutura para isso”.
O que prevê o projeto sugerido ao Executivo:
- Pavimentação/recape da Rua João Januário Ayroso até a Wolfgang
Weege, especificamente entre os trechos da ponte pencil até a fundos
Escola Antonio Estanislau Ayroso – Rua Wilhelm Krueger; - Pavimentação/recape da Rua Bertha Weege e Angelo Rubini,
especificamente entre os trechos a Escola Antonio Estanislau Ayroso
(Rua Wilhelm Krueger) e a ponte pencil na proximidades da Rua José
Winter; - Implementação de ciclofaixa em todo o trecho do circuito acima da ponte pencil até a escola e retorno sentido bairro-centro;
- Implementação de calçadas e passeios em todo o trecho do circuito acima da ponte pencil até a escola e retorno sentido bairro-centro;
- Implementação de guarda corpo em trecho que necessitem guardar a
segurança dos ciclistas e pedestres; - Revitalização da ponte pencil entre os bairros Barra do Rio Cerro e
Jaraguá Esquerdo; - Ampliação da ponte – com estrutura metálica – em frente à empresa
Malwee – Rua Bertha Weege; - Construção de ponte para pedestre/ciclista na Rua lateral Escola Antonio Estanislau Ayroso sentido Rua Wolfgang Weeg;
- Construção de ponte para pedestre/ciclista na rua José Papp sentido Rua João Januário Ayroso (em frente estação SAMAE);
- Instalação de iluminação de LED no trecho do circuito;
- Instalação de placas indicativas ao longo do circuito sinalizando os trechos e trajeto, para facilitar a informação para os usuários;
- Implementação e troca dos pontos de ônibus ao longo do circuito.
Aplicabilidade em outros bairros:
A criação de circuitos de micromobilidade pode ter aplicabilidade em outros bairros como:
• Circuito Centro/Amizade/Rau;
• Circuito Ilha da Figueira/Via Verde/Vila Lalau/Centenário.
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