Deputado Carlos Chiodini (MDB) fez a leitura do seu relatório da CPI da Americanas
O deputado federal jaraguaense, Carlos Chiodini (MDB), fez nesta terça-feira, dia 05, a leitura do seu relatório da CPI da Americanas. Além do relatório, o parlamentar também protocolou quatro proposições que sugerem alterações na legislação vigente, em diferentes âmbitos, para fortalecer a credibilidade do mercado financeiro. A notícia foi destaque na edição do Jornal Nacional, da TV Globo, desta terça-feira, 05. Confira o vídeo.
Segundo o deputado, a apuração não teve como imputar a respectiva responsabilidade criminal, civil ou administrativa a instituições ou pessoas determinadas.
“Embora as evidências apontem para um dos maiores escândalos contábeis já vivenciados em nosso cenário corporativo, não foi possível identificar os culpados. Em que pesem os indícios de materialidade apontados, no atual estágio da investigação, não houve como identificar de forma precisa, a autoria dos fatos investigados, nem imputar a respectiva responsabilidade criminal, civil ou administrativa a instituições ou pessoas determinadas, ante a necessidade da realização de outras diligências e da coleta de elementos de prova mais robustos”, destacou o deputado.
O texto de Chiodini, que deve ser votado em reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na próxima quarta-feira, dia 13, foi apresentado após o grupo de deputados ouvir depoimentos de especialistas e ex-executivos da Americanas. A varejista entrou com pedido de proteção contra credores em janeiro e relatou irregularidades contábeis de mais de 20 bilhões de reais.
Uma vez aprovado o relatório de Chiodini na CPI, os projetos sugeridos ainda terão de passar por toda a tradicional tramitação na Câmara e no Senado.
Deixe seu comentário nesse post