Uma estava próximo das obras de duplicação da BR-280 e a outra estava em uma marmoraria na Barra do Rio Cerro
Maior roedor do reino animal, a capivara é um animal típico da fauna brasileira e muito comum em Jaraguá do Sul. Por terem hábitos aquáticos normalmente fica próximos a rios e lagos, normalmente em bandos. Porém com o avanço da área urbana sobre seu habitat natural é cada vez mais comum encontrá-las em parques e até em áreas residenciais. Na última semana, os biólogos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) fizeram o resgate de duas delas. A primeira estava numa das áreas onde ocorrem as obras de duplicação da Rodovia BR-280. O animal adulto estava ferido na barriga e deverá passar por avaliação veterinária antes de ser devolvido à natureza.
Já outra capivara, mais jovem e com peso entre 25 e 30 quilos, deu muito trabalho aos biólogos da para ser capturada. O animal estava dentro de uma marmoraria no bairro Barra do Rio Cerro. Os funcionários da empresa até tentaram ajudar a apanhá-la, mas arisca e ágil, a danada frustrava essas tentativas. Foi preciso utilizar uma rede. Saudável, o animal já foi libertado em área de preservação ambiental. Confira no vídeo abaixo:
Em 2020, a Fujama promoveu o resgate de 441 animais silvestres em áreas residenciais da cidade, na grande maioria serpentes, aves e mamíferos como gambás. Mas também houve registro de espécimes como tamanduá-mirim, cachorro-do-mato, cervos, lagartos, entre outras espécies comuns da Mata Atlântica.
Deixe seu comentário nesse post