Fiscalização orienta e cobra comunidade das medidas contra o coronavírus
Devido ao crescente número de casos de coronavírus e de denúncias recebidas de locais descumprindo as medidas preventivas, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde, está realizando neste final de semana uma fiscalização intensa. A equipe está visitando estabelecimentos comerciais para orientar sobre as novas medidas adotadas no município, além de reforçar junto à população a importância do uso da máscara e de evitar sair de casa.
Até o boletim deste sábado, Guaramirim registrava 307 casos de coronavírus sendo que 161 casos foram confirmados apenas nestes 18 dias do mês de julho. Em todo o Estado, o número de casos aumentou em 140%, chegando a ter 54 óbitos em 24 horas. O elevado número de casos e óbitos mostra o avanço da doença e o grande risco de contágio. Por isso, o município de Guaramirim adotou novas medidas a fim de prevenir e a equipe da Vigilância em Saúde está intensificando a fiscalização junto com a Polícia Militar.
A cada visita, os técnicos da área buscam conscientizar os comerciantes para que obedeçam às determinações de combate ao Coronavírus (Covid-19) que constam no Decreto Municipal. Além disso, o objetivo da ação é também difundir os materiais de prevenção à pandemia, interagir e reforçar a necessidade de proteger a vida de todos, sejam eles, funcionários ou clientes. Atualmente, a região onde Guaramirim está inserida é considerada de grau elevadíssimo do contágio
Medidas que devem ser cumpridas:
- Horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais no horário das 6h às 22h. Lojas de conveniência anexas a postos de combustíveis, das 22h até às 6h, poderão disponibilizar somente o autoatendimento, sem consumo no local. Já os estabelecimentos que realizam comércio do tipo delivery (tele-entrega) poderão realizar entregas nos clientes das 6h às 24h.
- Nos restaurantes, bares, lanchonetes, pubs, confeitarias e estabelecimentos congêneres, fica proibida a apresentação de música ao vivo, esporte ou entretenimento, bem como a transmissão de lives por telão ou outro dispositivo, inclusive a execução de qualquer tipo de música que dificulte a conversa e o consequente distanciamento entre clientes e funcionários nesses estabelecimentos.
- Limitada a entrada de 50% da lotação máxima em supermercados, verdureiras, lojas de departamento e congêneres no Município de Guaramirim, sendo permitida a entrada de apenas uma pessoa por família. Além disso, é recomendado que estabelecimentos façam a aferição de temperatura de todos que entram no local.
- Permitido apenas quatro pessoas por mesa em restaurantes e lanchonetes
- Não é permitida entrada em nenhum estabelecimento se a pessoa não estiver utilizando máscara. Locais devem disponibilizar álcool em gel na entrada.
Deixe seu comentário nesse post